Pesquisa

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA

Como uma das bases fundamentais do Instituto Avencer, a pesquisa é materializada no Centro de Estudos e Pesquisas de Reabilitação Neurocognitiva - Método Perfetti Brasil, com o intuito de promover a difusão e constante evolução da Teoria Neurocognitiva.

Para isso, estamos trabalhando na ativação de algumas proposições:

  • Criar um Grupo de Estudos com profissionais ligados à patologias neurológicas para apresentação e discussão de temas inerentes à Reabilitação Neurocognitiva e casos clínicos;
  • Fomentar a cooperação, a realização e a participação em eventos de caráter científicos, como congressos, palestras e seminários;
  • Participar de projetos de cooperação técnica-científica entre os Centros de Estudos Perfetti no mundo;
  • Formar parcerias com centros de pesquisa médico-científicos, como universidades, hospitais e/ou outras instituições;
  • Realizar publicações e traduções para o português de livros, artigos e revistas da Reabilitação Neurocognitiva - Método Perfetti.
  • Promover o contínuo desenvolvimento e aprimoramento dos Sussidi;
  • Estimular a promoção de intercâmbio de docentes, técnicos e estudantes que contribuam para o avanço científico e fortalecimento dos recursos humanos especializados em nosso país;
  • Criar um Comitê Científico com convidados de diversas áreas de intersecção ao ambiente neurocognitivo para construção de um olhar singular sobre o indivíduo e abrangente sobre a reabilitação.

Publicações

Difundir, propagar e fomentar o conhecimento; este é o compromisso do Instituto Avencer.

Abrimos essa seção ressaltando que não será encontrado publicações com o nome “Método Perfetti” ou “Reabilitação Neurocognitiva”. Primeiro porque o Prof. Perfetti não queria que a teoria levasse seu nome, embora seja o mais mundialmente utilizado. Além disso, ao longo das décadas, o nome foi se modificando, conforme o progresso da teoria e novos conhecimentos foram incorporados, para chegar ao nome Reabilitação Neurocognitiva.

Desta forma, alguns artigos podem ser encontrados sob as denominações de Neurocognitive Rehabilitation, Neurocognitive Approach, Neurocognitive Rehabilitative Approach, Neurocognitive Therapeutic Exercise, Cognitive Therapeutic Exercises, Passive Cognitive Multisensory Rehabilitation, Somatosensory Discrimination Tasks e etc.

Deixamos aqui um arquivo em .pdf para download com algumas publicações realizadas com base na Teoria Neurocognitiva.

Revista do Centro Studi di Riabilitazione Neurocognitiva “Villa Miari”.

Livros publicados do Centro Studi “Villa Miari”

Publicações sobre a Reabilitação Neurocognitiva

Revista Brasileira de Reabilitação Neurocognitiva online (em breve)