Formação

Programação 2021

Curso Introdutório:

O curso é voltado a profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, os quais terão um primeiro contato com a Reabilitação Neurocognitiva pelo “Confronto entre Ações”, ensinando a estruturar um raciocínio independente e coerente com os conceitos de base da Teoria Neurocognitiva sob uma visão atual.

Através deste curso, o aluno poderá realizar uma primeira observação e interpretação do comportamento patológico de um paciente neurológico do ponto de vista sistêmico, identificando os problemas e formulando as hipóteses de reabilitação adequadas. Será capaz de propor os primeiros exercícios neurocognitivos de base, coerentes com as hipóteses levantadas.

O curso desenvolve-se em 20h consistindo em aulas teóricas e práticas entre os participantes, reconhecido e certificado pelo Centro Studi di Riabilitazione Neurocognitiva “Villa Miari”, e é dirigido a Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

Programa Curso Introdutório

Curso Básico:

O curso é voltado para aqueles que querem aprofundar as noções de base da Reabilitação Neurocognitiva seguindo o “Confronto entre Ações”, já adquiridas no Curso Introdutório, aprendendo a estruturar um raciocínio reabilitativo neurocognitivo coerente e autônomo.

Através deste curso, o aluno será capaz de observar o comportamento do paciente segundo o "Confronto entre Ações", definir o perfil do paciente neurológico e escolher a ação atual que poderá ser modificada. O aluno aprenderá a reconhecer quando um exercício de reabilitação pode ser definido como neurocognitivo e aprenderá a usar ferramentas neurocognitivas durante todo o processo de reabilitação (observação, exercício, avaliação final). Aprenderá a estruturar e organizar seu raciocínio de Reabilitação Neurocognitiva tendo como ferramenta o Prontuário Neurocognitivo, sendo então capaz de projetar e executar os exercícios básicos para a recuperação das ações do membro superior e inferior.

O curso desenvolve-se em 40 horas, divididas em duas partes incluindo aulas presenciais tanto teóricas como práticas. A parte prática com paciente e a experimentação de exercícios entre os participantes facilitará a compreensão e tradução dos aspectos teóricos. A formação, reconhecida e certificado pelo Centro Studi di Riabilitazione Neurocognitiva “Villa Miari”, é dirigida a Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, sendo necessário ter cursado o Curso Introdutório.

Programa Curso Básico

Vivência prática:

Após a realização do Curso Básico e, como forma de sedimentar e vivenciar os conceitos teóricos da formação inicial, oferecemos aos alunos 24 horas de vivência prática, acompanhando as sessões dos pacientes e seus terapeutas. Ao final da sessão prática, ocorre uma discussão dos casos, das dúvidas que emergiram e das condutas terapêuticas propostas pelos reabilitadores. Assim entendemos oferecer uma formação de qualidade e integral.

Formação Avançada

Para realização da Formação Avançada, os Cursos Introdutório e Básico são pré-requisitos.

Cursos monográficos:

São cursos de aprofundamento temáticos inerentes a Teoria Neurocognitiva apresentados por docentes com particular experiência em temas como:

  • Tronco;
  • Paralisia Facial;
  • Cegueira Cortical;
  • Dores Neuropáticas;
  • Reabilitação Infantil;
  • Integração Multisensorial;

Bolsa para Estudantes

O Instituto Avencer, acreditando na importância da formação e no desenvolvimento profissional de uma nova geração, oferece bolsa de estudos para estudantes de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Para saber como participar e concorrer à bolsa, clique aqui

Programação 2021

Curso Introdutório (20h): Semi-presencial

16h teórica online: 11, 13, 18 e 20 de Maio
Das 18h às 22h, em plataforma digital.
+ 04h de prática presencial em grupos reduzidos*


Curso Básico (60h): Presencial

Dias: 23, 24, 25, 30, 31/07 e 01/08
Sextas-feiras: das 14h às 18h.
Finais de semana: das 09h às 18h.


Como forma de enriquecer os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo dos dois cursos, é oferecida uma Vivência Prática, em que os terapeutas observam 24h de atendimentos dentro da Clínica vinculada ao Instituto Avencer. As Vivências Práticas poderão ocorrer conforme disponibilidade do aluno e da agenda da clínica.


*ATENÇÃO: Devido à pandemia, realizaremos a parte prática do Introdutório com o Curso Básico que é, necessariamente, presencial. Para residentes fora de São Paulo, as Vivências Práticas poderão ocorrer entre os dois finais de semana, se o aluno assim desejar, para otimizar sua estadia na cidade de São Paulo.
Local: Instituto Avencer


Peça nossa palestra de apresentação da Reabilitação Neurocognitiva - Método Perfetti ou para maiores informações, fale conosco.